segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva:


como foi 2009 para a proteção dos animais?
Na véspera de encerrar mais um ano, a ARCA Brasil mostra as conquistas da entidade em prol da causa animal

De janeiro a dezembro o Notícias da ARCA enfrentou desafios, lançou luzes sobre assuntos polêmicos, comemorou vitórias, protestou contra as derrotas, e conclui por meio das próprias ações, que o grande destaque de 2009 foi o aumento da participação popular, que em parceria com a ONG, endossou o coro em defesa dos animais.

A ARCA trabalhou intensamente ao longo desses 12 meses, para organizar, ponderar e lançar sementes de bom senso, justiça e de amor pelos animais.

Balanço das ações
Janeiro chegou com os resultados das enchentes em Santa Catarina e os tristes relatos de moradores que mesmo vivendo no caos, não abriram mão de seus bichinhos de estimação. Para ajudá-los, você e a ARCA Brasil arrecadaram mais de três mil doses de vacinas (V-11 e raiva), vermífugos, antibióticos, vitaminas e 400 kg de ração.

Em fevereiro N.A pegou carona no sucesso mundial “Marley e Eu”para enfatizar as lições de amor e amizade que o filme e o livro oferecem. No mês seguinte, a matéria mais lida abordou o tema velhice canina buscando oferecer melhor qualidade de vida aos peludos, que assim como nós, também envelhecem e precisam de cuidados especiais.

O drama vivido pelos pit bulls ganhou o especial que gerou comoção e formou uma rede solidária ao redor do tema: a secretária Carol Piovesani adotou Black, personagem da primeira matéria; e a ARCA em parceria com Empresas Amigas dos Animais®, criou o Guia Básico de Procedimento para as chamadas Raças Agressivas - um cartaz para conscientizar proprietários, evitar abandono e maus-tratos.




O programa Veterinário Solidário, sempre em destaque, participou da comemoração do Dia Internacional do Animais organizado pela Prefeitura de São Paulo. Os profissionais ofereceram avaliações clínicas gratuitas, além de muita informação sobre posse responsável.
A classe ganhou um grande presente esse ano, o Congresso Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA), desembarcou pela primeira vez no Brasil. O presidente da ARCA integrou o Comitê de Programação sobre Bem-Estar Animal, e apresentou o programa Veterinário Solidário, como um modelo de sucesso para países do hemisfério sul, ao unir profissionois e proteção animal.



A entidade também marcou presença na 8º Pet South America, maior feira do setor pet da América Latina. Em parceria com a Guabi, Empresa Amiga dos Animais®, o estande da ARCA, apresentou os produtos exclusivos e promoveu os conceitos da posse responsável e do bem-estar animal entre o mais variado público.

Saindo do universo pet, a ARCA lançou em abril a Campanha Pelo Fim do Confinamento Intensivo Animal, em parceria com a Humane Society International, maior ong de proteção animal dos EUA. Foi um gol de placa, em apenas quatro meses o site já alcançava o primeiro lugar nas buscas do Google referente a “Confinamento animal” e “Confinamento intensivo animal “, entre outros.

Bem-estar animal e comunicação
A equipe da ARCA investe muita energia e tempo em seus canais de comunicação, o objetivo é ampliar cada vez mais o contato com a sociedade. O newsletter já ultrapassou 40 mil envios mensais, o site é constantemente atualizado, ingressamos nas redes sociais (Orkut e Twitter), e respondemos sempre que possível os e-mails e telefones que a entidade recebe diariamente.

Tanta dedicação faz com que a ONG seja sempre procurada pela mídia geral. O ano de 2009 não foi diferente. Destacamos o artigo no Jornal da Tarde, a matéria no Correio Braziliense, e as três vezes entrevistas para Revista da Folha.

No link ao vivo do SPTV 1º edição o Veterinário Solidário, Dr. Jorge Kachan falou sobre a importância atendimento clínico a um preço acessível. Na rádio Gazeta AM, Marco Ciampi explicou a importância da posse responsável. E na internet, a entidade foi citada e teve as próprias matérias reproduzidas em sites e blogs.

Em novembro a ONG foi parar no livro “ARCA Brasileira – Uma viagem pelo Brasil e seus animais”. A publicação que contou com a colaboração da ARCA Brasil, traz um olhar cuidadoso sobre os bichos da fauna nacional.

Justiça pelos animais
A ARCA pediu e você enviou mais de 2.000 e-mails para o Ministério Público do Ceará repudiando as cenas de crueldades com animais exibidas no programa No Limite da Rede Globo. A sentença do juiz Gustavo Henrique Cardozo Cavalcante, do Fórum de Trairi, proibiu a emissora de gravar e veicular cenas que contenham maus-tratos a animais no programa.

No sul do país, o caso “Cão de Quintão” chocou e revoltou a proteção animal. Três indivíduos mataram um vira-lata com pauladas na cabeça. Não satisfeitos, gravaram e postaram na internet. A entidade convocou todos os amigos dos animais a participarem do abaixo-assinado clamando por justiça. O promotor Dr. Ricardo Schinestsck receberá as mais de 6.000 assinaturas recolhidas pela ARCA e usará em sua argumentação. O julgamento acontece no dia 09 de março de 2010 – a equipe de jornalismo continua acompanhando e cobrindo o caso.

Ainda que o caminho a ser percorrido seja longo, importantes passos já foram dados, e a proteção animal tem muito o que comemorar: o uso de alternativas para o ensino sem dor, proibição de carroças em algumas cidades, adesão de municipios na proibição de rodeios, projeto de lei federal que visa abolir o uso de animais nos circos, aumento das adoções de animais e grandes campanhas como “Adotar é tudo de bom”, que a ARCA Brasil participou com a Pedigree e que hoje ganhou o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário